REGRAS PARA PUBLICAÇÃO #ALELUIA \O/

Olá,

Eu já deveria ter criado esse post meses atrás mas por falta de tempo a coisa acabou ficando esquecida.

As regras para a publicação de manuscrito em nossa editora são simples e claras:

1) NÃO PUBLICAMOS MENORES DE 16 ANOS. Não adianta insistir, chorar, xingar, jogar praga, arrancar os cabelos.  Nos reservamos o direito de publicar apenas maiores de 16 anos e manuscritos de escritores abaixo de 16 anos não serão analisados para economia de tempo, portanto, se o autor não tiver 16 anos, nos faça uma gentileza – assim como a si mesmo – não envie o manuscrito.

2) NOSSO FOCO SÃO LIVROS YOUNG-ADULTS (jovens-adultos). Nossa temática é bem específica, portanto, se o seu manuscrito é de auto-ajuda, religião, culinária, biografia, etc.. etc.. etc..  não nos envie, pois o mesmo será apagado imediatamente.

3) OS MANUSCRITOS PODERÃO SER ENVIADOS POR EMAIL OU PELOS CORREIOS. O autor que optar por enviar o manuscrito por email, devará fazê-lo utilizando nosso email central: contato@editoraunderworld.com.br  É necessário o envio de uma carta de apresentação do escritor assim como a sinopse do livro.

4) NÃO PUBLICAMOS CONTOS OU ANTOLOGIAS. Portanto, é desnecessário o envio desse tipo de material.

5) NÃO COBRAMOS POR NOSSAS PUBLICAÇÕES. A Editora acredita no potencial dos escritores nacionais e por esse motivo não cobra por suas publicações.  Toda a produção do livro (desde capa, até arte do livro, papel, etc…) é definido por minha pessoa. O autor é consultado após a escolha da capa, mas a decisão final fica por conta da editora. O escritor não gastará nenhum centavo para a publicação.

6) PROCURAMOS MANUSCRITOS ORIGINAIS. Cópias de livros lá de fora, fanfic ou coisas do gênero não serão publicados. Iremos deletar qualquer manuscrito que tenha sido escrito utilizando referências de best-sellers internacionais. Exemplo: Crepúsculo, Harry Potter, Academia de Vampiro, etc.. etc.. etc…  Por favor, editor é um bicho estranho. Se você já leu um livro, muito provavelmente o editor já leu antes de ti e não vai se enganar por ideias que já foram vistas e revistas em outros livros.

7) O PRAZO DE AVALIAÇÃO GIRA EM TORNO DE 4 MESES. Devido ao grande número de manuscritos o tempo de avaliação de um livro fica em torno de 4 meses. Alguns manuscritos são tão acima da média que acaba nos chamando a atenção então pode acontecer de um manuscrito enviado depois acabar sendo analisado antes.

8 ) ENTRAREMOS EM CONTATO APENAS COM OS AUTORES CUJOS MANUSCRITOS FOREM APROVADOS. Ninguém gosta de dar más notícias. Eu também não gosto. Portanto nos reservamos o direito de contactar apenas os autores cujos manuscritos forem aprovados. Não temos tempo nem pessoal para responder pessoalmente a enxurrada de emails das centenas de escritores que tiveram seus manuscritos reprovados. Acredito que seja bem claro, que apenas um email não será suficiente, pois o escritor irá escrever de volta querendo saber o que houve, pq o manuscrito não foi aprovado, se não pode ter uma segunda chance, se não dá para ler novamente – outra pessoa logicamente, etc.. etc.. etc.. Isso viraria uma bola de neve e não iremos gastar nosso tempo e energia discutindo algo que para a editora já foi descartado. Iremos concentrar nossa força de trabalho nos manuscritos que ainda estão aguardando análise.

9) ESTAMOS A PROCURA DE NOVOS TEMAS. Todo mundo adora vampiro, anjo, etc… – eu também. Mas se todo mundo veste a mesma roupa numa festa acaba ficando tudo meio monótono, não? Com livros é a mesma coisa. Um manuscrito sobre vampiros numa editora que lançou Rachel Caine acaba se tornando repetitivo. Queremos novidades, histórias genuínas, com humor, bem escritas. Não precisa ser sobrenatural. Pode ser um chick-lit bacana, um romance, algo do tipo. Não tem que ter garras ou presas para ser aprovado e nem penas também o.O

10) NÃO SOMOS TÁBUA DE SALVAÇÃO DE NINGUÉM. O fato de não cobrar para publicar não significa que nosso objetivo maior não seja o retorno do investimento feito. Muito pelo contrário, nossa intenção é recuperar o investimento de tempo e dinheiro gasto na publicação de um livro, por isso somos muito seletivos na hora de aprovar um manuscrito.  Estamos recebendo centenas de originais de todo o Brasil e também do exterior (pasmem) simplesmente pelo fato de não cobrarmos para a publicação. Não cobrar não significa aceitar qualquer coisa e receber um “NÃO” de nossa editora não significa receber um “NÃO” de outra editora.  Claro que a maior parte delas cobra para suas publicações e isso serve para deixar claro que esse mundo editorial não é brincadeira. Se o escritor quer ter seu livro publicado vai ter que investir, não só tempo para escrevê-lo mas também uma quantia considerável para a publicação de seu manuscrito. Essa  é a dura realidade e esse é um mundo para gente grande. Se você não tem paciência para esperar, fígado para receber um NÃO e seguir em frente, então é melhor nem arriscar, pq pasmem a maior parte dos autores recebe um não.

Acho que as regras estão cristalinas, então me reservo o direito de não responder mais perguntas referentes à publicação de livros em nossa editora visto que agora o post poderá ser consultado para esse propósito.

Fora isso desejo boa sorte a todos os escritores que nos enviaram manuscritos e que continuam nos enviando. Obrigada pela confiança e torço para que seus livros sejam publicados.

Por hoje é só galera.

Fabi

39 Respostas to “REGRAS PARA PUBLICAÇÃO #ALELUIA \O/”

  1. Esclarecedor Fabi, agora, queridos autores, poupem tempo de ambas as partes e leiam ao menos a proposta da editora antes de ficar mandando o livro, pesquisem sobre ela, pois, convenhamos, é o mínimo a ser feito antes de sair jogando e-mail na caixa de entrada das editoras para ver qual agarra. Vamos ver se agora os e-mails diminuem e a conta da Fabi fique mais enxuta e ela possa responder meu e-mail! Vou mandar de volta. No final de contas isso atrapalha a todos e a Fabi é só uma.

  2. Bem, meu livro é sobre vampiros, mas eu o escrevi antes mesmo da moda crepúsculo. xD Não tenho culpa KKKKK

  3. Aeee, finalmente! Vai economizar perguntas no formspring. hehehehehehehe

  4. Gilberto Cunha Says:

    Vocês falaram que aceitam livros YA.Estão aceitandando também livros de Literatura Policial, suspense ou terror? Abraços.

  5. Claríssima a postagem, Fabi. Acho que essas regras vieram a calhar, deve ser verdadeiramente um caos ter de ficar respondendo as mesmas peguntas repetidamente — desculpe-me pelas perguntas repetidas já fiz durante todo esse tempo! — porque vira e mexe sempre aparece alguém com a mesma dúvida. Bom que agora todos virão aqui vê-las sanadas.

    Ainda continuarei no sobrenatural, talvez para sempre, mas a cada dia tentando fazer um trabalho melhor para um dia sentar defronte ao computador e sentir que algum original meu está pronto para ser enviado para apreciação — não que ele esteja realmente pronto ou perfeito; sempre será preciso lapidação! Hoje em dia o diferencial está na inovação e, esse, talvez seja o maior diferencial do trabalho do escritor: inovar e inventar para poder crescer e sair da tela para as folhas.

    Será que um dia estarei dentro de todas essas especificações, hein? Não desistirei de tentar isso…

    Maicon Z. Vollzin

  6. Acho muito dificil mesmo vcs encontrarem algo 100% original, ainda mais aqui pelo Brasil onde tudo vem de fora, os temas explorados pela editora já estão quase fechados, tem anjps, vampiros, muito romance, fadas e bruxas, ou seja, a ideias que virão certamente serão desse foco, o que muda mesmo é a apresentação do autor ao tema, dar sua própria versão, isso por si só já é um feito nesse mercado editorial cada vez mais estreito de criatividade.

  7. Até que enfim, perguntas e respostas esclarecedoras. Tava querendo quando tempo levaria para ler um original enviado por email. algumas editoras levam seis meses para avaliar e outras por um ano. Valeu, Fabi!

  8. Também acho que este post está muito mais que respondido para muitos, como eu também estava em dúvida sobre certo assunto que até enviei para a Editora e vejo respondido aqui, então, não me preocuparei com uma resposta da Fabi.

    Eu apenas agradeço a ela por estes esclarecimentos.

    E muito sucesso com a Underworld Fabi!

  9. O post foi muito esclarecedor, mas tenho uma dúvida: se meu manuscrito for aprovado e publicado eu vou ter participação nos lucros?

  10. Ah, outra coisa: se eu optar por enviar o manuscrito pelos Correios qual o endereço?

    E como eu devo elaborar a carta de apresentação?

  11. Muito bom este post! Agora todos ficarão satisfeitos 😉
    Bjs

  12. Bom… escrevi um livro de sereias e outras coisas junto nisso… acho que é original.
    xD
    Não acho que meu manuscrito esteja bom o suficiente ainda, por isso … Mas é ótimo ler as regras, assim já estarei preparado e saberei o que fazer.

    Boa, Fabi!

  13. Adorei o post. Tive todas as minhas dúvidas sanadas – morria de vergonha de sair perguntando demais e só queria saber de pedir pelo Twitter (Under, publica meu livro) e não “mexer a unha”.
    Agora já enviei o arquivo para vocês, bem como a minha apresentação como escritora e com a sinopse do meu romance.
    Espero que dê tudo certo, pois será um sonho realizado!
    Beijos

  14. Confesso que você me assustou agora em kkk, mas não vou desistir… Meu livro é um tema novo, que lógico não vou falar, deixe ser aprovado antes ai saberemos. Estou ansioso e não sei se vou agüentar mais esperar 4 meses kkkkk
    Estou revisando ele e acho que semana que vem estará pronto para ser enviado…
    Boa sorte para mim ^^

    http://luciano-aod.blogspot.com/

    ate mais ^^

  15. Bem explicativas as regras! É ótimo saber de tudo isso. Mas, se posso perguntar, de onde surgiu essa limitação de idade? Em que ela se justifica?

    • Principalmente na falta de maturidade de adolescentes menores de 16 anos. Eles são impacientes, repetitivos, beirando quase ao absurdo de nos contactar dezenas de vezes no mesmo dia para obter informações sobre o manuscrito, dificilmente aceitam um não como resposta e quando recebem um não saem por aí gritando aos 4 ventos da absurdidade da coisa. Ou seja, falta de maturidade e de bagagem profissional. Além disso existe a limitação referente a viagens caso necessário, pois menor de idade não viaja sozinho, falta de maturidade na escrita (com raras exceções), criação de um texto realmente original (que não seja cópia de Harry Potter, Percy Jackson, etc..). Acho que podemos nos dar ao luxo – digamos assim – de selecionar os escritores com quem queremos trabalhar. Não temos tempo, disposição e nem vontade de criar uma situação que para a empresa será de puro estresse. Quero trabalhar com profissionais maduros. (logicamente que existem exceções às regras. O manuscrito das gêmeas mesmo foi aceito quando elas não tinham completado 17 anos).

      • Concordo plenamente com você Fabi…Seria muito pedir um post sobre como funciona toda a parte financeira do mundo editorial?? porque sempre tive duvidas sobre como é o lucro dos escritores!!

      • Acho chato como as consequências das atitudes condenáveis de algumas pessoas tendem a recair sobre outras de um mesmo grupo, tornando medidas como essa necessárias. :/
        De qualquer forma, acho que as pessoas vem amadurecendo cada vez mais rápido. Espero que esse tipo de coisa, num futuro próximo, se torne uma raridade.

        Muito obrigada pela atenção, Fabi ^-^

        Aliás, aproveitando que eu estava aqui lendo os comentários… Adorei essa ideia do George. Apoio totalmente.

  16. FAbi, eu trabalhei numa editora uma vez, só estágio tá (não aguentei esse trabalho não), e acho que vocês deviam utilizar de um regra que até agora eu não vi em nenhuma editora, algo do tipo: “Só aceitamos uma única versão do manuscrito, se autor quiser fazer uma mudança só depois de aprovado” Por que sinceramente tem escritor por aí que muda uma frase da sinopse e já volta a enviar de novo, é terrível e por questão de gastos nunca cheguei a enviar os novos manuscritos para a análise, imagina a situação, chego lá “Toma senhor, lê de novo que autor mudou umas vírgulas” rsrs Não é viável e para mim autor tem que ter decisão firme sobre o seu texto.

    Acho que isso também faz o escritores a não sair enviando de qualquer forma, todos obviamente tem sua chance, mas aqueles que melhor aproveitá-la é que serão aprovados, sem dizer que muita gente joga no lixo sua chance fazendo pressão no editor, principalmente os mais jovens.

    E vcs publicam só maiores de 16 anos? Nossa já é passo à frente, tem editora mais “tradicional” por aí que só publica maiores de 25 ANOS! Depois dessa, pessoal, é melhor ajoelhar e agradecer haha

  17. Vinícios Costa Says:

    Apenas uma dúvida: Caso eu envie um original e ele seja aceito, quais tipos de serviços a editora faz? (No quesito revisão de texto, registro na BN, etc…)

  18. Pergunta meio idiota: Vocês preferem que nós enviemos os manuscritos por e-mail oui por correio??? OU Não faz diferença??

  19. Graças ao Pai estou saturada de sobrenatural. Na minha mente de escritora (muito jovem, por sinal. Tenho 16 anos.) eu já parei há muito tempo de escrever fanfics de Twilight e estou focada em algo mais real, que aproxime o leitor de sua realidade cotidiana, mas que ao mesmo tempo seja uma história jovem-adulto com algo a mais. Algo que prenda o leitor e os façam ansiar por verem pessoas normais em papéis difíceis, sem adereços. ‘-‘

    Nada contra o gênero sobrenatural, mas as editoras deveriam tomar a iniciativa da Underworld como inspiração e serem mais originais nos seus manuscritos.

    Adoro a editora e espero vida longa por muito tempo!

  20. Ótimo post. Esclarecedor e informativo, boa sorte a todos os escritores! ;D

  21. Oiii…curiosidade: você explicou que os autores ganham royalties, certo? E os autores estrangeiros? Você compra os direitos autorais e aí o lucro dos livros é da editora ou eles recebem também um valor pela capa? Obrigada! Bom feriado ^-^

  22. Pergunta: vocês publicam livros de mais de um autores, certo? Como o das gêmeas, por exemplo. Imagine que eu tenha 17 anos e a amiga que escreve comigo tenha 14, vocês não publicarão o livro pelo fato de uma das autoras ter idade inferior a estipulada?

  23. Tenho uma dúvida quanto ao envio de originais para avaliação.
    Existe alguma exigência quanto a diagramação do texto? (Ex.: tamanho de margem, fonte, etc.)

  24. C.K. Yasoyama Says:

    Gostaria de agradecê-la, foi muito claro e explicativo o seu texto.
    Sei que recebe inúmeros e-mail por dia e tão breve nem lembrará do meu. Já tenho um livro publicado e estou na finalização do terceiro, depois de ler seu post estou fazendo nova revisão no manuscrito do segundo livro e logo o enviarei para a editora.

  25. Olá, Fabiana!

    Estive na Bienal do Rio e apresentei meu livro Doença e Cura – produção independente e inovadora – aí na banca da Underworld. Conversamos pouco naquela ocasião, principalmente porque a Bienal é um diacho de uma correria doida! =)

    Passado algum tempo, resolvi retomar este nosso contato. Enviei uma cópia de meu livro para vocês aí da Underworld, acompanhado de uma pequena carta bem elucidativa sobre minhas atuais intenções em relação a meu livro e à sua republicação.

    A opinião dos leitores sobre Doença e Cura pode ser vista no skoob – http://www.skoob.com.br/livro/137487 – e mais detalhes a respeito do livro você encontra em http://www.doencaecura.com.br

    Peço desculpas pelo modo pouco convencional de contato, assim, no meio do blog.

    Abraços, e bom trabalho pra vocês aí da Underworld.

  26. Fabi, vocês têm preferência por algum formato específico para envio do manuscrito via e-mail? Tipo .pdf, .doc? E tamanho de página, A4 ou A5?

  27. Fabi, enviei pelo email da editora a revisão final do meu livro “A Dama do Jazigo”. (Desta vez garanto que foi a final mesmo!) Desculpa de verdade ter enviado outras versões antes dessa última revisão. Já enviei a carta de apresentação separadamente. Esses quesitos irão atrapalhar a análise do meu romance? Agradeço desde já!

  28. Ótimo post, esclareceu várias dúvidas minhas. Uma pena que eu ainda tenha de esperar um ano para poder enviar meu original ._.’ Bem, é escrevê-lo o melhor possível até lá. Abraços e parabéns pela ótima editora ^^

  29. amei o post e concordo que apesar da modinha, o brasileiro é criativo para coisas novas.

Deixe um comentário